NOVIDADES

Luminárias: o acessório deixa de ser apenas necessário para se tornar elemento decorativo



Na cabeceira da cama, na mesa de apoio no hall de entrada, na sala de jantar. A luminárias são, de fato, indispensáveis para a integração e funcionalidade dos ambientes. Nos mais inovadores tamanhos, formatos e estilos, o acessório, queridinho dos designers, é tendência há anos, afinal agrega beleza e graciosidade aos espaços.

Segundo a arquiteta Bruna Lobo, um dos nomes do arqMULTI, o item é um fator essencial no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Na opinião da profissional, uma boa iluminação valoriza os espaços e proporciona conforto para a execução de tarefas específicas. Além disso, valoriza os cômodos, realça detalhes e cria ambientes ideias para cada uso. “Por meio da iluminação, nós, profissionais, podemos compor o estilo da residência, se contemporânea ou rústica, criando efeitos incríveis”, afirma. Ainda, conforme Bruna, é possível misturar estilos. "O mais importante é que a expectativa do cliente seja atendida e um bom profissional saberá fazer um projeto respeitando o estilo de vida dos moradores", comenta.


Entre as principais tendências, é possível destacar as luminárias de chão, que atraem clientes principalmente por sua beleza e diferencial, já que tem o poder de se transformar em peças de decoração, os pendentes, responsáveis por proporcionar design e sofisticação aos espaços e os tradicionais abajures, que aparecem mais modernos e iluminam pontos específicos, como mesinhas laterais e aparadores. "O uso de luminárias de chão, além de iluminar e decorar, torna o ambiente muito mais charmoso e acolhedor, seja ele residencial ou comercial. Podem ser usadas ao lado do sofá, em sacadas e até no hall de entrada", pontua Bruna.


Ainda de acordo com ela, esta é uma excelente opção para quem mora de aluguel, pois não é preciso modificar nada e ainda é uma alternativa para não comprometer a circulação. Já os pendentes são ideias para decorar salas de jantar e estar, pois proporcionam sofisticação aos cômodos. Em relação aos abajures, o mais indicado é utilizá-los na mesinha de cabeceira ou na mesa do escritório, jpa que possuem uma luz especifica para leitura.